Aqui vamos trazer algumas dicas para você seguir e economizar em sua viagem para Santiago do Chile em 2022.
Antes de sua viagem tem coisas que você tem de levar em conta, quando viaja por agência, muitas já te oferecem pacotes e roteiros, mas sempre falta algo, ou tem alguma coisa por fora que queria ver, e até mesmo economizar um pouco mais fazendo a sua viagem por conta própria.
Planejamento
Pesquise tudo antes, hoje com acesso a internet você consegue quase toda a informação que quiser.Tenha uma planilha com o que você precisa pesquisar:
- Hospedagem, voos, transporte dentro da cidade, passeios, roupas que precisa levar na mala.
- Hospedagem, voos, transporte dentro da cidade, passeios, roupas que precisa levar na mala.
Na planilha coloque os dias que estará lá, e separe um dia para cada coisa, procure por locais próximos ao destinos principais, para aproveitar melhor o passeio.
Vou deixar aqui um exemplo de roteiro que eu fiz para sete dias. Você pode usar ele como base e mudar o que quiser. Roteiro.
Vou deixar aqui um exemplo de planilha de gastos que eu fiz para sete dias. É bom fazer uma planilha com mais ou menos o que vai gastar durante a viagem, mesmo assim leve um pouco a mais e sempre jogue os valores para cima, para não ter nenhum imprevisto. E mesmo que não for usar leve um cartão de crédito para emergência. Você pode usar ela como base, ajustar para quanto pretende gastar por dia em sua viajem. Planilha de Gastos.
Transporte
Comprar a passagem com antecedência de pelo menos 5 meses, ajuda a encontrar boas opções, mesmo indo com agencias tipo a CVC.Existem também vários buscadores que podem te ajudar nessa missão. Exemplos: 123 Milhas, Hurb, Decolar. Além das passagens alguns desses buscadores já te vendem pacotes com hospedagem a preços mais acessíveis. Lembrando que quanto antes da data da viagem você comprar, mais barata será a passagem.
Uma dica aqui, na hora da compra, procure por acentos perto da janela e que não esteja em cima das asas, pois chegando vocês terão uma vista maravilhosa das cordilheiras, tanto na hora de ir quanto na hora de voltar, procure viajar sempre do mesmo lado do avião para ter a vista de ambos os lados.
Hospedagem
Caso não pegue um pacote, é bom pesquisar a localidade e as opções de hotéis ou hostels.No Chile há várias opções de Hostels, quartos compartilhados, apartamentos inteiros, hotéis luxuosos e hotéis mais simples. Os valores vão depender da quantidade de dias, data, localização, a quantidade de pessoas e do conforto desejado.
Em Santiago também tem vários apart hotéis, que se você estiver viajando em família pode ser uma boa opção, assim tem todo o conforto de um hotel com arrumadeira, café da manhã e mesmo assim tem sua própria mini cozinha, caso queira preparar um lanche rápido.
Os melhores bairros para se hospedar são nessa ordem, eles oferecem boa localização e mais opções de restaurantes e entretenimentos: Lastarria, Providencia, El Bosque, Bellavista, Bairro Brasil e Centro de Santiago.
Evitar a região central, pois tem uma vida noturna mais parada com poucos comércios abertos, e costuma ser um pouco violento.
Outras dicas, uma é escolher uma hospedagem próximo a uma estação de metrô, e outra pagar em dólares, sobre essa falaremos mais sobre o porque na parte do câmbio.
Documento de Identificação (Obrigatório)
O Chile é um dos países que os brasileiros não precisam de passaporte e nem de visto.Só precisa ficar atento quanto a data de emissão do RG e o estado do documento, para entrar no Chile assim como em outros países do Mercosul você precisa ter o RG com até 10 anos, e evite documentos rasgados, alguns conseguem passar com documento mais antigo, as vezes com a foto não tão diferente, mas é bom não arriscar.
Seguro Viagem (Obrigatório)
No momento em 2022 é obrigatório um seguro viagem. Mesmo não sendo obrigatório, no Chile não existe serviço de saúde como no Brasil, lá você tem que pagar para receber qualquer tipo de atendimento, então é melhor prevenir.Para a viagem nesta data, o Chile está exigindo um seguro com cobertura mínima Covid-19 de USD 30.000 (obrigatório para não residentes).
Declaração Juramentada para Viajantes (Obrigatório)
Preencher eletronicamente o formulário “Declaração Juramentada para Viajantes” até 48 horas antes do embarque em que você fornecerá informações de contato, histórico de saúde e sua viagem. Este formulário entregará um código QR como meio de verificação. Poderá ser obtido em www.c19.clPasse de Mobilidade (Recomendável)
Por causa do Covid-19, estavam pedindo o passe de mobilidade, onde você deve entrar no site do Mevacuno e cadastrar as suas vacinas. Agora ele não é mais obrigatório, mas ainda é recomendável fazer, pois alguns lugares ainda exigem ele para adentrar no estabelecimento.
O passe permite a entrada nos salões, interiores de restaurantes, cinemas, teatros, viagens de ônibus, entre outros.
Para o cadastro no Mevacuno é necessário o comprovante de vacinas, que você consegue no site do Conecte SUS.
Teste Covid
No inicio do ano era obrigatório um teste Covid PCR, a partir de abril ele deixou de ser obrigatório e passou a ser aleatório para quem chega ao país. Casos confirmados devem ser isolados de acordo com os regulamentos geais de saúde ( endereço declarado em C19 ou Residência Sanitária). No retorno o Brasil não está exigindo mais o teste também.
Embora não seja obrigatório, é aconselhável realizar um teste de diagnostico antes de viajar.
Embora não seja obrigatório, é aconselhável realizar um teste de diagnostico antes de viajar.
Câmbio
A moeda corrente no Chile é o peso chileno, o valor de câmbio muda a toda hora. Não compensa trocar aqui no Brasil, pois o câmbio é mais fraco, o melhor é levar dinheiro em real daqui e trocar lá, chegando lá o mais adequado é pegar no aeroporto apenas o que vai precisar para se locomover até sua hospedagem ou até uma casa de câmbio, as melhores ficam na rua Agustinas que você chega saindo da Estação Heróis. E no Bairro Providencia tem várias casas de câmbio na Avenida Pedro de Valdívia.Alguns estabelecimentos aceitam cartão, mas vale lembrar que além das taxas de cambio internacional, eles não parcelam compras no crédito, será sempre cobrado crédito a vista.
E mesmo se preferir usar o cartão, vale lembrar de ativar no aplicativo o modo viagem.
Outra dica é sobre a hospedagem, lá eles cobram a taxa IVA (Imposto sobre Valor Agregado), então além do valor que está vendo nos sites, ou nos app, eles cobraram essa taxa em cima no final. Para não pagar essa taxa, o melhor a fazer é pagar em dólares. E esses dólares é melhor trocar ainda aqui no Brasil antes da viagem, pois se resolver trocar lá, será feito a conversão primeiro para pesos e depois para dólares, ai você pode perder um pouco de dinheiro com isso.
Você pode pagar com cartão de crédito, que conta como dólares você não paga a IVA, mas vai pagar o IOF.
Transporte dentro da cidade
Existem algumas opções para você se locomover do aeroporto até o seu hotel: Táxi, Transfer compartilhado, Transfer privado e Ônibus.A cidade de Santiago possui o sistema e metrô que interliga praticamente toda a cidade.
Se você está sozinho e com pouca mala, uma opção mais barata é o ônibus que sai do aeroporto até as estações de metrô. Tanto para usar o ônibus quanto o metrô, é usado um cartão chamado de Targeta Vip, que é comprado e recarregado em qualquer estação.
Você ainda pode optar pelo transfer compartilhado, transfer privado ou táxi – esse último mais caro e não recomendado para os turistas, já que muitos cobram o valor que querem, sem se preocuparem com os taxímetros, além de vários golpes que tem em todos os países, como trocar sua nota por uma de valor menor, trocar sua nota por uma falsa.
Vale destacar também que muitas empresas oferecem o transfer gratuitamente quando você fecha um pacote de passeios.
Alimentação
Comer no Chile é caro assim como nas grandes capitais do Brasil, mas tudo depende do que vai comer e do local desejado.Então tem opções desde lanches, fast food a refeições completas em restaurantes renomados.
Nos restaurantes você tem uma opção chamada Menu del Día que é mais em conta e diferente de um lanche é uma refeição completa: entrada, prato principal, sobremesa e bebida.
Para comer no Chile o valor varia de $ 1.500 pesos (uma empanada) a $ 15 mil pesos prato completo. Em média R$ 8 reais uma empanada e 88 reais a refeição.
Em média pode reservar $ 10 mil pesos para cada refeição. Uns R$ 60 reais. Podendo ser mais ou menos, claro!
Outra dica é buscar aplicativos que oferecem descontos na alimentação. Sempre tem alguma promoção rolando.
E caso sua hospedagem tiver uma cozinha, você pode preparar as suas refeições que sairão mais em conta. Outra dica é levar seu lanche para os passeios, pois nos locais os preços são mais elevados.
Bebidas típicas: Terremoto, Cola de Mono, Pisco Sour, Mote com Huesillo, Borgona, Chicha.
Comidas típicas: Empanada, Ceviche, Lomo a lo pobre, Candillo de Congrio, Cazuela, Completon (Hot-dog com abacate), Chacarero, Pastel de Choclo, Sopaipilla, Bolo Tres Leches.
Água: A água deles tem mais minerais e gosto diferente, dizem que alguns que bebem no começo passam mal, a água da torneira é tratada, mas aconselham comprar a Benedictino ou Nestlé, que são as mais parecidas com a nossa.
Em Santiago tem várias opções de passeios tanto para a época de inverno, quanto para a época de verão, até o mesmo lugar muda totalmente o visual dependendo da estação. IMPORTANTE: é proibido o uso de drones na área central do Chile sem autorização.
Parques com entrada grátis: Parque Araucano, Parque Florestal, Parque Bicentenário, Parque Metropolitano, Cerro San Cristóbal, Cerro Santa Lucía, Parque Quinta Normal, Parque Balmaceda e Parque O’Higgins.
Museus com entrada grátis: Museu Nacional de Bellas Artes, Palácio de la Moneda, Museu de Arte Contemporânea, Museu da Memória e dos Direitos Humanos e Museu Nacional de História Natural.
Há ainda o serviço de tour guiado no Centro Histórico de Santiago, oferecido pela Prefeitura, que pode te trazer uma economia para o bolso.
Fantasilandia: é um parque de diversões localizado no O'Higgins Park, com diversos brinquedos.
Entretenimentos Diana: é uma casa de jogos eletrônicos, com arcades clássicos e novos.
Para chegar no local se for de metrô, deve descer na Estação La Moneda.
Aproveite para fazer uma visita guiada no Palácio La Moneda, também é de graça, mas precisa agendar com antecedência diretamente no site do governo.
https://visitasguiadas.presidencia.cl/
Estação de Esqui: Se estiver visitando o Chile na temporada de inverno, com certeza vai visitar uma estação, mesmo que não vá esquiar.
Aqui o indicado, sem dúvida, é contratar uma empresa para te levar até a estação. Afinal, não é qualquer um que tem experiência de dirigir pelas curvas sinuosas da Cordilheira e está preparado para qualquer imprevisto. E não tem ônibus que vai até o local, Ubers também não gostam de pegar esse tipo de viagem.
Mesmo nas estações é possível economizar no ingresso.
Existem diversas promoções que as estações oferecem. No Parque Farellones, por exemplo, cliente Visa, pagando com o cartão, tem 50% de desconto às quintas-feiras e nos outros dias é possível economizar até 15%.
Já o cartão Mastercard tem parceria com o Valle Nevado e você pode conseguir descontos de até 25% em restaurantes e aluguel de equipamentos.
Aproveite para fazer uma visita guiada no Palácio La Moneda, também é de graça, mas precisa agendar com antecedência diretamente no site do governo.
https://visitasguiadas.presidencia.cl/
Aqui o indicado, sem dúvida, é contratar uma empresa para te levar até a estação. Afinal, não é qualquer um que tem experiência de dirigir pelas curvas sinuosas da Cordilheira e está preparado para qualquer imprevisto. E não tem ônibus que vai até o local, Ubers também não gostam de pegar esse tipo de viagem.
Mesmo nas estações é possível economizar no ingresso.
Existem diversas promoções que as estações oferecem. No Parque Farellones, por exemplo, cliente Visa, pagando com o cartão, tem 50% de desconto às quintas-feiras e nos outros dias é possível economizar até 15%.
Já o cartão Mastercard tem parceria com o Valle Nevado e você pode conseguir descontos de até 25% em restaurantes e aluguel de equipamentos.
Farellones conta com um parque na neve com tirolesa, trineo, tubing, cadeira panorâmica, fat Bike, canopy, requer compra de ingresso.
Também tem pacotes para quem quer usar os brinquedos e dar seus primeiros passos no esqui, com aulas coletivas e particulares. Horário das 06:00 as 18:00h.
Também tem pacotes para quem quer usar os brinquedos e dar seus primeiros passos no esqui, com aulas coletivas e particulares. Horário das 06:00 as 18:00h.
Vale Nevado é a uma das mais famosas pistas de esqui do mundo. São mais de três mil metros sobre o nível do mar, conta com nove mil hectares e mais de 30 quilômetros quadrados distribuídos em 27 pistas para esquiar, nove teleféricos e áreas para atividades como passeios de motos de neve e de trenós puxados por cachorros, heliski e helisurf, parapente e snowboard. Além disso, abriga ainda três hotéis, sete restaurantes, bares, discoteca, piscina aquecida, academia, escola de esqui, entre muitas outras atrações.
Aqueles que nunca colocaram os pés em um esqui, podem adquirir o ticket iniciante (com acesso restrito às pistas desse nível) e fazer uma aula coletiva de 2 horas, com ou sem aluguel de equipamento.Ao contrário dos outros complexos, La Parva não tem hotéis, apenas apartamentos para alugar.
A estação tem 30 pistas conectadas por 14 teleféricos e meios de elevação. Um dos grandes atrativos é a paisagem composta pelas montanhas e pela espetacular Laguna del Inca.
Cajon del Maipo
É um conjunto de cidades ligadas por uma estrada, e ficam próximas a Santiago. Um lugar para relaxar de final de semana, aproveitar seus rios, termas ou belezas naturais.
Esse é um destino mais visitado no verão, mas tem um visual muito bonito durante o inverno também.
Além das termas, o local também é bom para a pratica de montanhismo, Trekking, Escaladas, Rafting, Bungee Jump e Parapente. Dificilmente encontrará tour em Santiago para essas atividades. Na maioria das vezes você deve ir até lá pois são agências ou guias locais que fazem estas atividades.
Embalse El Yeso é uma represa de 253 milhões de metros cúbicos de água, um lugar ótimo para fotos e muito bonito, com visual muito diferente tanto no inverno quanto no verão.
Os principais locais para essas praticas são o Monumento Natural El Morado, Cascada de Los Animas, Aguas Panimavida, e Mirador Los Condores.
Por causa da altitude o céu é bem propício para se ver estrelas, caso passe a noite por lá, existem observatórios.
O que fascina os viajantes é a diferença cultural e arquitetônica das duas cidades. Enquanto Viña del Mar cativa com suas belas praias, museus, palmeiras e jardins coloridos, Valparaiso passa a magia de suas colinas, o charme do porto, os aromas e sabores da sua gastronomia, a arte e a alegria de sua vida boêmia.
Passeios em Valparaíso: Paseo Puerto y Plaza Sotomayor, Cerro Bellavista, Parque Cultural de Valparaíso, Cerro Concepción, Cerro Alegre, La Sebastiana e Museo Marítimo.
Passeios Próximos: Reñaca, Concon, Los Andes, Reserva Nacional Lago Peñuelas, Olmué, Algarrobo e Casablanca.
Viña del Mar e Valparaíso
Contracenando com os altos das montanhas, nós temos aqui o mar. A costa chilena, são cidades próximas a capital e oferecem ótimos passeios.O que fascina os viajantes é a diferença cultural e arquitetônica das duas cidades. Enquanto Viña del Mar cativa com suas belas praias, museus, palmeiras e jardins coloridos, Valparaiso passa a magia de suas colinas, o charme do porto, os aromas e sabores da sua gastronomia, a arte e a alegria de sua vida boêmia.
Passeios em Valparaíso: Paseo Puerto y Plaza Sotomayor, Cerro Bellavista, Parque Cultural de Valparaíso, Cerro Concepción, Cerro Alegre, La Sebastiana e Museo Marítimo.
Passeios em Viña del Mar: Avenida Perú, Muelle Vergara, Playa de Los Marineros e Reloj de Flores.
Passeios Próximos: Reñaca, Concon, Los Andes, Reserva Nacional Lago Peñuelas, Olmué, Algarrobo e Casablanca.
A dica aqui é ficar uns 2 dias se quiser aproveitar bem os passeios.
0 Comentários